.

11 fevereiro 2011

A polemica do filtro solar com 4 mbc


Depois da postagem com a entrevista com o Dr. Lair Ribeiro, percebi nos comentários muitas pessoas indignadas com as informações passadas pelo médico.

Como gente - e não como especialista em química ou saúde - penso como é engraçado, como as pessoas estão chipadas e não gostam de ouvir nada que abale suas crenças.
A entrevista é apenas uma informação, uma porta de entrada para que cada um investigue, procure saber mais sobre o assunto, expanda suas opiniões e seu conhecimento.
Somente os tacanhos vão jogar seus filtros pela janela e tomar sol do meio dia às seis sem filtro porque leram uma matéria na internet.

Percebi também como o lobby do filtro solar é forte, muito dinheiro envolvido.
Na entrevista, o Dr. Lair não recomenda que se abandone o filtro solar, mas atenta para que as pessoas usem um filtro solar que não contenha agentes cancerígenos ou disruptores endócrinos.

A matéria serve para que as pessoas saibam que nem tudo que reluz é ouro, que até o inocente e importante filtro solar pode trazer consequencias indesejadas e impensadas.
Serve para repensarmos nossas escolhas.
Fora do brasil existe uma grande preocupação com os disruptores endócrinos, (o 4mbc existente nos filtros solares é um disruptor endócrino) pessoas optando por bloqueadores solares físicos ou de bebê, tipos de filtros que contém pouco ou quase nada de prejudicial.

Agora que coincidentemente a Gisele Bundchen abriu o verbo e disse que não usa filtro solar e que prefere tomar sol em horários adequados à passar a química na pele, quem sabe as pessoas e os entendidos aceitem pensar no assunto.

Daqui há alguns anos essa entrevista será óbvia, mas por enquanto o lobby ainda fala mais alto.
Vamos aguardar.

A internet está cheia de sites que descrevem o mal que os disruptores endócrinos causam às pessoas e até ao meio ambiente, já que são excretados pela urina e invadem os rios e os lencóis d'água, ficando por lá permanentemente.

Alguns links:
Amigos da Cura
Bulkatives
Nosso futuro roubado

Sugestões de pesquisa:
-4mbc
-disruptores endocrinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões expressas pelos leitores são de sua inteira responsabilidade e não refletem necessariamente, a opinião do Blog Arrase e Case. Mensagens ofensivas não serão publicadas.