.

11 novembro 2010

Dr. Lair Ribeiro: Filtro Solar engorda e provoca celulite


Dr. Lair Ribeiro
 Em entrevista concedida à esse blog, o dr. Lair Ribeiro me fez revelações surpreendentes sobre o uso do filtro solar.

Dados que nunca são divulgados, esclarecidos de maneira acessível pelo consagrado médico e autor.





Arrase!: Os filtros solares não funcionam?
Dr. Lair Ribeiro: Os filtros solares brasileiros em sua maioria não funcionam e ainda engordam.

Porque não funcionam: O que causa estragos na pele são os raios UVA, e a maioria dos filtros solares brasileiros só protegem contra os raios UVB. As pessoas usam filtros solares comerciais sem saber que não estão sendo protegidas dos raios que realmente causam os estragos: Os raios UVA.
As marcas de filtros solares costumam citar na embalagem "proteção UVA/UVB" e logo em seguida citam algo como "proteção de largo espectro". Isso quer dizer que a proteção UVB é a indicada no rótulo: FPS 15, 30 ou qualquer outro, mas a proteção UVA que é medida em PPD não existe, fica disfarçada com a tal frase "proteção de largo espectro".
Isso é uma forma genérica de não se dizer nada, uma forma de disfarçar a falta de proteção UVA.

Arrase!: E quanto ao fato do filtro solar engordar?
Dr. Lair Ribeiro: Engordam. Por exemplo, outro dia uma moça me mostrou com orgulho um tubo de filtro solar FPS 100, disse que havia pagado uma fortuna e que achava que agora estava protegida.
E eu perguntei:
Desde quando você está usando esse filtro?
Há alguns meses.
E quantos quilos você engordou desde que começou a usar esse filtro?
Ela parou, pensou e disse: uns sete quilos.

Isso é uma verdade que quase ninguém sabe, isso não é divulgado.
Os filtros solares brasileiros em sua maioria contêm como agente principal uma substância chamada 4-metil benzilideno cânfora (4-mbc).
Essa substância bloqueia a função da tireóide e com isso a atividade estrogênica cresce, o nível de estrogênio aumenta.
Em resumo: o 4-metil benzilideno cânfora é absorvido através da pele e desencadeia uma maior produção de estrogênio que é um hormônio feminino.
O aumento de estrogênio engorda e faz aparecer a celulite.
Nos homens que usam filtro solar, ocorre o aumento do tecido mamário e o arredondamento dos glúteos, dando-lhes uma forma típica do corpo feminino. O homem fica com ‘peito e bunda’.
Além desses fatores, o 4-metil benzilideno cânfora é altamente cancerígeno.
Por todos esses motivos, o 4-metil benzilideno cânfora é uma substância que está proibida em muitos países, mas não no Brasil.

Arrase!: Podemos engordar mesmo se usarmos esses filtros solares comuns só em uma área pequena como o rosto?
Dr. Lair Ribeiro: Sim, dá no mesmo. O rosto é um lugar que absorve muito.

Arrase!: Existe algum filtro solar que não engorde?
Dr. Lair Ribeiro: Filtros solares que tenham Tinosorb como princípio ativo, já que essa substância protege dos raios UVA, não engorda e não é cancerígena.

Arrase!: O sol afinal é causador de problemas ou não?
Dr. Lair Ribeiro: Em 1903, o Dr. Niels Ryberg Finsen ganhou o prêmio Nobel de medicina estimulando o uso da luz solar na cura de doenças. Ele já sabia na época, que o sol desencadeia a produção de hormônio D3 (o que conhecemos como vitamina D, mas que na verdade é um hormônio).
A partir daí, muitas doenças foram tratadas com a luz solar.

Hoje sabemos que a vitamina D é o hormônio mais poderoso no corpo humano, e é responsável por controlar pelo menos 10% dos genes do corpo de uma pessoa.

Atualmente, existe uma deficiência de vitamina D nas pessoas. Elas acordam, entram no carro na garagem sem sol, dirigem até o trabalho onde passam no mínimo 8 horas sem sol, voltam para casa à noite.
Não tomam sol, e quando tomam, tomam com medo, se instalou uma paranóia de que o sol faz mal, tomam sol cheias de filtros solares que não bloqueiam o que realmente causa danos: raios UVA.
As pessoas têm medo de ficar com melanoma (câncer de pele) se tomarem sol, mas paradoxalmente, quanto menos as pessoas tomam sol no mundo, mais cresce a incidência de melanoma e de cânceres diversos como de pulmão, próstata, colo, e de doenças como o diabetes, o raquitismo, doenças cardíacas, perda de dentes.
A incidência dessas doenças aumenta na medida em que as pessoas se afastam do sol.
O sol diminuiu e o melanoma aumentou.
As pessoas não sabem que a maioria dos casos de câncer de pele aparecem em áreas onde não se toma sol: área interna da coxa, axilas, etc.

Arrase!: E como se proteger do fotoenvelhecimento?
Dr. Lair Ribeiro: De nada adianta tentar combater o fotoenvelhecimento usando filtros que não protegem dos raios UVA.
Além disso, o que mais envelhece o ser humano é a falta de produção de vitamina D.
Entre os 20 e os 70 anos de idade, o ser humano vai perdendo a capacidade plena de produção de vitamina D, o que só é conseguido tomando sol diariamente, e não fugindo do sol como as pessoas vêm fazendo.
Usar um filtro que proteja dos raios UVA ajuda muito também.

Arrase!: Como escolher um filtro solar eficiente e que não engorde?
Dr. Lair Ribeiro: Filtro solar eficiente é o que tenha proteção UVA e UVB. Pouco adianta usar um filtro que proteja somente contra raios UVB.
E filtro solar que não engorda não deve conter 4-metil benzilideno cânfora (4-mbc).

Arrase!: Como saber se o filtro escolhido protege contra os raios UVA?
Dr. Lair Ribeiro: Para começar, as pessoas já erram jogando dinheiro fora com filtros solares com altos índices FPS sem saber o que estão fazendo.

Para entender corretamente, FPS é o índice que determina o tempo em que uma pessoa pode ficar ao sol sem ficar vermelha.
Se eu for explicar de uma maneira acessível seria assim: uma pessoa vai para o sol ao meio dia, de biquíni, liga o cronômetro e marca quantos minutos leva para sua pele começar a ficar vermelha. Vamos dizer que a pele dela começou a ficar vermelha em 20 minutos.
Se essa pessoa resolver usar um filtro com FPS 15, isso quer dizer que sua pele estaria protegida por um tempo 15 vezes maior: 20 X 15 = 300. Nesse caso isso daria 300 minutos ou 5 horas, o que significa que com esse FPS essa pessoa poderia ficar ao sol por 5 horas sem ficar vermelha.

Se a mesma pessoa resolvesse usar um filtro com FPS 70, estaria protegida por 15 X 70 = 1400 minutos, ou 20 horas.

Mas quem fica 20 horas sob o sol? As pessoas gastam dinheiro com filtros de FPS elevados sem se darem conta de que isso é inútil, dinheiro indo pelo ralo abaixo.
Uma pessoa comum não fica 20 horas sob o sol, quando muito, fica em torno de 4 ou 5 horas.
Assim, usar um filtro solar de FPS 70 no caso dessa pessoa, é uma besteira.
O erro já começa aí.

O índice FPS indica quanto o produto protege contra a radiação UVB.
O índice PPD indica quanto o produto protege contra a radiação UVA.
As pessoas estão acostumadas a ver qual é o FPS, mas o que elas devem checar mesmo é se no rótulo do produto consta o PPD, ou seja, o fator de proteção contra raios UVA.
Somente se estiver escrito o PPD no rótulo, o produto será útil contra os raios UVA.

Arrase!: Qual o índice PPD adequado para proteção contra raios UVA?
Dr. Lair Ribeiro: O índice adequado de PPD é sempre aquele que estiver numa quantidade em ao menos metade do índice FPS. Por exemplo, se você comprar um filtro solar com FPS 30, o fator adequado de proteção PPD será 15. (metade de 30 = 15)
Verifique sempre na embalagem se constam esses dois índices: FPS e PPD.
Se só constar o FPS, não adianta nada.

Arrase!: Como usar corretamente o filtro solar?
Dr. Lair Ribeiro: Primeiro, usando um filtro que proteja dos raios UVA.
Segundo, fazendo uso do filtro de modo adequado: vá para o sol, tome em torno de 20 a 30 minutos de sol sem protetor e somente após esse período passe o protetor.


mais:
Site do Dr. Lair Ribeiro
.
.
.


Comentário pessoal - postado em 11/02/2011

Depois da postagem com a entrevista com o Dr. Lair Ribeiro, percebi nos comentários muitas pessoas indignadas com as informações passadas pelo médico.

Como gente - e não como especialista em química ou saúde - penso como é engraçado, como as pessoas estão chipadas e não gostam de ouvir nada que abale suas crenças.
A entrevista é apenas uma informação, uma porta de entrada para que cada um investigue, procure saber mais sobre o assunto, expanda suas opiniões e seu conhecimento.
Somente os tacanhos vão jogar seus filtros pela janela e tomar sol do meio dia às seis sem filtro porque leram uma matéria na internet.

Percebi também como o lobby do filtro solar é forte, muito dinheiro envolvido.
Na entrevista, o Dr. Lair não recomenda que se abandone o filtro solar, mas atenta para que as pessoas usem um filtro solar que não contenha agentes cancerígenos ou disruptores endócrinos.

A matéria serve para que as pessoas saibam que nem tudo que reluz é ouro, que até o inocente e importante filtro solar pode trazer consequencias indesejadas e impensadas.
Serve para repensarmos nossas escolhas.

Fora do brasil existe uma grande preocupação com os disruptores endócrinos, (o 4mbc existente nos filtros solares é um disruptor endócrino) pessoas optando por bloqueadores solares físicos ou de bebê, tipos de filtros que contém pouco ou quase nada de prejudicial.

Agora que coincidentemente a Gisele Bundchen abriu o verbo e disse que não usa filtro solar e que prefere tomar sol em horários adequados à passar a química na pele, quem sabe as pessoas e os entendidos aceitem pensar no assunto.

Daqui há alguns anos essa entrevista será óbvia, mas por enquanto o lobby ainda fala mais alto.
Vamos aguardar.

A internet está cheia de sites que descrevem o mal que os disruptores endócrinos causam às pessoas e até ao meio ambiente, já que são excretados pela urina e invadem os rios e os lencóis d'água, ficando por lá permanentemente.

------------------------------------------------------------------------------
Informação incluída em 15/09/2011

Matéria do site Uol afirma que filtros acima do índice 30 são desnecessários.
Texto:

Filtro solar com altíssimo fator de proteção



'Farmácias e drogarias vendem filtro solar com FPS 15, 30, 60 e até 100.
O FPS 15 bloqueia até 96% dos raios ultravioleta e o de 30, até 98%. Os produtos com FPS mais alto são mais caros, mas oferecem proteção, no máximo, de 99% - uma diferença quase inexpressiva. "Não existe vantagem em filtro acima de 30", diz Marcus Maia, coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia'
 
fonte: http://economia.uol.com.br/album/110914_dicas_para_comprar_album.jhtm?abrefoto=2#fotoNav=2
 

117 comentários:

  1. Olá Dri, tudo bem??
    Menina, estou chocada!!! Que revelação. E por que ninguém fala sobre isso?? Seria interessante um próximo post com uma lista de protetores que realmente funcionam e nao engordam.
    Obrigada pelo excelente post.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Nossa fiquei surpresa!Nunca pensei que engordava!
    Muito interessante e util a entrevista,adorei!
    E agora qual usar?
    bjs
    Amelinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. melhor, por precaução, tomar sol no horário recomendado, e evitar exposições desnecessárias, faça como Gisele.

      Excluir
  3. Amelinha,

    tudo bem? te amo em!!!
    Ok, os filtros contem substancias que pertencem ao grupo dos 'disruptores hormonais'. Não é so os filtros que tem isso, um monte de produtos tem, mas o filtro que a gente achava tao inofencivo e benefico, tambem tem os disruptores.
    Disruptores sao substancias que ativam hormonios no corpo, desencadeando efeitos na pessoa e em todo o meio ambiente. bjsssss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana,gostei muito da matéria mas fiquei confusa.meu rosto é muito manchado e minha dermatologista passou o ácido e mandou usar protetor fator no mínimo 50 três vzs por dia e percebi q depois desse tratamento eu engordei muitoooo. Não sei agora q marca comprar.

      Excluir
    2. Oi Adriana,achei nuito importante a matéria só q fiquei confusa com tanta informação. Não sei o q comprar agora, sou muito branca e percebi q depois q meu rosto começou a manchar a dermatologista passou ácido para tirar as manchas e usar três vezes por dia o protetor solar e depois disso engordei muito.
      E agora q marca comprar? 😢

      Excluir
  4. Amelinha, bom, quanto a qual usar, vamos procurar no google filtros com Tinosorb.
    O Ada Tina não tem o 4 mbc. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Aline, tudo bem? Me desculpe a demora, muitos compromissos ultimamente.
    Ok, vou fazer um post sobre os filtros, mas preciso pesquisar antes.
    Como eu disse para a Amelinha, o Ada Tina não contem 4 mbc. Mas vou pesquisar por outras marcas para postar aqui.
    Bjsssssssss!

    ResponderExcluir
  6. Nossa achei super sério isso!!! O pior de tudo que há +ou- 6 meses estou usando o filtro solar em pó da adcos, que contém 4mbc, e desde então engordei 5 quilos. Não fazia idéia pq estava engordando e o pior de tudo fazendo dieta e exercícios e não conseguindo emagrecer!!! Agora ele vai pro lixo! O pior é que acabei de comprar um novinho nem abri o pacote ainda.. 80R$ no lixo...Mas vale pela saúde!! bjus

    ResponderExcluir
  7. Jussara, eu também, meus filtros estão encostados.
    Outra coisa é o adoçante que o Dr. lair disse que engorda também. Vou fazer matéria sobre, mas já fica o aviso. bjssssssssss

    ResponderExcluir
  8. me admira vcs publicarem esse tipo de noticia sem mostrar nenhum dado cientifico real!!! q absurdo... estou indignada!!! sabe o q engorda!?!?!? comer frango com farofa acompanhado de uma cervejinha bem gelada e se expor ao sol além de vcs ganharem uns belos quilinhos é capaz de ganharem uma queimadura solar e quem sabe até um cancer de pele!!! ABSURDO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cala boca - olha o currículo do cara - Harvard Medical School, você sabe o que é isso - nem sonha.

      Excluir
    2. Você é formada em que? da onde vc vem, o Dr Lair Ribeiro da aula pra médico de pós graduação, deu aula em faculdade dos EUA, e muito conhecido, e não é só ele que falou isso vc pesquise mais e um cardiologista respeita no Brasil e lá fora.Faz o seguinte coloca no Google acadêmico o nome da substancia e tira as sua conclusões. Mas primeiro pesquise se informe pra depois não sair falando besteira.

      Excluir
    3. Você é formada em que? da onde vc vem, o Dr Lair Ribeiro da aula pra médico de pós graduação, deu aula em faculdade dos EUA, e muito conhecido, e não é só ele que falou isso vc pesquise mais e um cardiologista respeita no Brasil e lá fora.Faz o seguinte coloca no Google acadêmico o nome da substancia e tira as sua conclusões. Mas primeiro pesquise se informe pra depois não sair falando besteira.

      Excluir
  9. Katia,

    as informações são verdadeiras, o dr. Lair Ribeiro é médico e pesquisou muito. Lá fora essa informação já é até velha, mas aqui está aparecendo só agora.
    É bom que saibamos o que existe por tras dos nomes bonitos.

    Todos esses elementos abaixo são disruprotes endocrinos e estão presentes na maioria dos filtros:
    - 4 methylbenzyliden camphor (4MBC)
    - Benzophenon - 4
    - Homosalates - (HMS)
    - 3 Bezyliden camphor - 3 BC
    - Octyl Dimenthyl PABA
    - octylmthoxycinnamate

    O 4 mbc da postagem é altamente prejudicial e essa informação está muito acessível na internet. Alguns sites:

    http://forum.aufeminin.com/forum/beaute1/__f52635_beaute1-Pour-punky-filtres-solaires-attention.html

    (em frances)


    http://www.fibrocystic.com/xeno.htm

    (em ingles)



    http://www.umaoutravisao.com.br/artigos2/Solecancerdepele.html

    (em portugues)

    abçs.

    ResponderExcluir
  10. Total absurdo. É tanta fantasia desse doutorzinho que foi publicada que eu fiquei pasma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ELE ESTA SENDO ÚTIL PARA A POPULAÇÃO QUE AINDA SE PREOCUPA COM DOENÇAS PROVINIENTES DOS COMPOSTOS QUE ESTAO A NOSSA VOLTA. tALVEZ A INDUSTRIA NAO O VEJA COM BELOS OLHOS. PARABÉNS DR. PELO ESCLARECIMENTO E EU JOGUEI FORA 5 FRASCOS DE PROTETORES Q HAVIAM ESSA SUBSTANCIA. ACHO QUE O NOSSO PAÍS PODE COMEÇAR A EVOLUIR PROIBIDO SUBSTANCIAS TOXICAS E QUE PODEM PREJUDICAR NAO ~SO ADULTOS COMO CRIANÇAS.

      Excluir
    2. E vc é oq? Já estudou mais q o DOUTORZINHO pra saber se ele está certo ou errado?

      Povo ignorante e chucro.

      Excluir
    3. Vc mesma pode pesquisar, pegue esses dados e acesse o scholar.google.com, ou, se vc não sabe inglês, o google academico!!!

      Excluir
  11. Sinceramente, bem melhor seria uma entrevista com um dermatologista. O Dr. Lair Ribeiro que eu saiba nao eh dermatologista, pois sempre trabalhou com programaçao neurolinguistica. Quando a ter pesquisado la fora, nunca ouvi nada semelhante a tais comentarios de que o filtro solar engorda e da celulite. Uso filtro ha seculos, tanto nacionais quanto importados, todos com aval da minha dermatologista ( especialista em dermatologista com residencia na area) e nunca engordei nem um quilo por esses motivos. Uma pena essa entrevista nesse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk...especialista em "DERMATOLOGIA" VC queria dizer, né?! Logo se vê que sua médica tá "ganhando" seu dinheiro - kkkkk. Cala boca - sua imbecil - olha o currículo do cara - Harvard Medical School, você sabe o que é isso - nem sonha.

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkk...especialista em "DERMATOLOGIA" VC queria dizer, né?! Logo se vê que sua médica tá "ganhando" seu dinheiro - kkkkk. Cala boca - olha o currículo do cara - Harvard Medical School, você sabe o que é isso - nem sonha.

      Excluir
    3. Pra começar, vc sabia que quando fala proteção 50, por exemplo, os protetores solares no Brasil não atingem isso, sempre 20% menos ou menos ainda? Aposto que sua médica nem sabe disso! E mais, que eles são instáveis, ou seja, vc passar e a proteção não se mantém por 2 horas, vai sim diminuindo, 40, 30, 10... ao contrário dos protetores solares do exterior, onde há legislação que regula isso!?
      Vc mesma pode pesquisar, pegue esses dados do Dr. Lair e vá direto na fonte, acesse o scholar.google.com, ou, se vc não sabe inglês, o google academico e faça uma pesquisa por si mesma!

      Excluir
  12. Nossa menina me surpreendi agora com esse fato da proteção uva que muitos naum tem. O fato de e engodar ou naum é o de menos,repito o que disse a primeira q comentou Seria interessante um próximo post com uma lista de protetores que realmente funcionam e tenha o uva.

    bjs ,ameiiii seu blog,muito interessante;Foge dos padrões.

    ResponderExcluir
  13. Coisas de mulheres, realmente, ouvindo o dr. me veio a sensação de entupimento por substancias quimicas que o corpo odeia.
    Mas ok, ótimo aprender com quem entende, eu tambem não sabia, também fiquei meio chocada.

    Quanto a lista com os protetores, vou fazer, mas preciso das respostas dos fabricantes e isso as vezes demora.
    Mas vou publicar.

    Quanto ao blog fugir dos padroes, tento ir por esse caminho mesmo, que bom ouvir isso.
    bjsssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  14. Sem sol as plantas morrem, os animais morrem, a vida desaparece. Sol é vida. 30 minutos diários no horário do sol bom é suficiente. Use chapéu, mangas de tecido leve, evite o sol das 11 às 16. Lembre-se: tudo que você aplica na pele é absorvido pelo organismo e tem as mais diversas reações, positivas ou negativas. Use seu bom senso.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber em qual estudo cientifico foi baseada esta informação? Onde foi publicado pelo CRM? Pelo que saiba nada procede. Senão Dermatologistas de todo o mundo e cirurgiões plásticos não prescreveriam este medicamento para proteção pós-cirúrgica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que sabedoria! Que interesse eles teriam em não prescrever e deixar de ganhar com comissões. Seja um pouco mais crítico amigo. È o mesmo que dizer para fabrantes de remédios divulgarem que água magnetizada pode prevenir e até curar diversas doenças.
      Ai, ai ,ai ai , viu!!!

      Excluir
  16. Marcelo,

    tudo bem? as informações passadas pelo Dr Lair Ribeiro podem ser checadas com o mesmo. Seu site:
    http://www.lairribeiro.com.br/

    abçs!

    ResponderExcluir
  17. Maria Drix,

    tudo bem? Ok, as informações passadas através da entrevista foram importantes para muitas pessoas, para outras talvez nem tanto.
    Quando soube desses fatos, quis compartilhar com os leitores do blog.
    Em pesquisa na internet, achei dezenas de sites la fora que condenam o uso do 4mbc.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Aprendi que temos que passar o protetor ANTES de tomar sol, agora vem essa estória de passar depois. Muitas pessoas terão sérias consequências se tomar sol sem proteção, mesmo que por 30 minutos! Acho que este artigo deveria ser debatido e esclarecido por um dermatologista. Fiquei chocada sim, mas por saber que o tema foi tratado sem o cuidado de passar pelo crivo de um dermatologista. Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afff, Olha o currículo do cara - Harvard Medical School, você sabe o que é isso - nem sonha. Vai lá no topo e vê em Bibliografia.
      Os dermatologistas, quando virem o curículo dele, vão todos se esconder. Eu , se fosse você, não abriria minha boca pra dizer asneiras.

      Excluir
  19. Olá,
    Li aqui e fui pesquisar na net. Achei várias pesquisas condenando o uso de protetores que contenham:
    4-metil benzilideno canfora = 4-mbc,
    benzophenon4,
    homosalates (hms),
    octyl dimenthy PABA, etc...
    Não tenho dúvidas de que estão nos enfiando goela abaixo essas porcarias. Aqui pode tudo!!!
    Aqui todo mundo é bonzinho, acreditam que todo mundo é bonzinho. Gente, acorda. Quem manda é o dinheiro. Alguém duvida??
    Tenho que agradecer a Adriana por disponibilizar aqui, pra mim foi o inicio.

    ResponderExcluir
  20. Li materia no msnbc site de 2006 que produtos americanos tbm nao protegem contra raioa UVA. Eles estao send processados por isso. Entao nao Sao apenas produtos nacionais. Nao adianta comprar importados que Mao protegem tbm

    ResponderExcluir
  21. O senhor, "doutor", escritor ou seja lá o que for, Lair Ribeiro fala mais de pseudociência do que de fatos.
    Fico assustado com pessoas que praticam certo tipo de "terrorismo" contra a sociedade.
    ele junta cancer de pele, de pulmão e de próstata como se fossem causados pela mesma fonte. Um crime contra a saúde pública.

    Sorte ter encontrado um outro blog que responde essa matéria com boas intenções, mas com irformações equivocadas deste escritor que se autodenomina "doutor' tendo apenas mestrado.
    http://adrenergica.wordpress.com/2011/02/05/filtro-solar-engorda-uma-resposta-a-entrevista-do-lair-ribeiro-ao-blog-arrase/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sabemos, todos os Médicos no brasil são chamados de Dr, não é? tendo ou não doutorado.

      Excluir
    2. Recalque é algo terrível, ele eu conheço já vc!!!!!!

      Excluir
  22. Um crime contra a saúde pública mesmo e uma irresponsabilidade...que prova e que crédito tem essa pessoa para colocar essas informações?

    O pior é que as pessoas acreditam e passam adiante esse tipo de informação sem ter nenhuma confirmação da realidade...

    ResponderExcluir
  23. Que absurdo! Quanta besteira junta... Quantos neuronios vcs têm? Deve ter meio neurônio pra acreditar que um "Creme" engorda....
    Depois de uma publicação dessas a metade das mulheres acerebradas vão se torrar no sol pra não engordar...
    E esse "Doutor" ganhando rios de dinheiro contando para suas pacientes acerebradas que protetor solar engorda...
    Ahhhhhhhh tenha dó...
    E só, para constar... há 16 anos eu li um livro desse "Doutor" chamado Pés no Chão Cabeça nas Estrelas... E tenho certeza que foi o pior livro que li na minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cala boca - seu imbecil - olha o currículo do cara - Harvard Medical School, você sabe o que é isso - nem sonha.

      Excluir
  24. Quero ver a prova CIENTÍFICA disso, caso fosse verdade eu não passaria toda minha adolescência magricela. Nunca engordei um grama sequer por causa disso. Esse cara deveria ser preso.

    ResponderExcluir
  25. Sem contar que se eu tiver 3 celulites é muito. Isso é um crime contra a humanidade. Tá certo que muitas empresas querem é vender e não se importam com a saúde de quem está comprando, mas dai é demais para engolir. E ainda acham que esse cara é sério só pq "estudou" em universidades americanas?

    ResponderExcluir
  26. Bem, as que acham que realmente engordam e dá elulites, não usem mais protetor algum e saiam nesse solarão.


    Depois poste aqui os resultados.

    ResponderExcluir
  27. Fiquei muito preocupada com esse tipo de declaração.. getemmm vamos fazer um estudo cientifico então??? provas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Sr está muito pretenciosa querendo um estudo científico e falando "gentemmmm", pois é uma palavra que não tem plural, já denota pluralismo.

      Excluir
  28. Benzophenon - 4 é a porcaria que usam nos filtros solares da avon.
    E namoral,vocês pesquisaram em INGLÊS, as informações que está escrito aqui?Não é só esses filtros solares não, os físicos também são terríveis,óxido de zindo e/ou dióxido de titânio+sol é igual a radical livre que digievoluiu para CÂNCER.O problema é que a Anvisa aqui abre as pernas pros fabricantes de cosméticos e o consumidor que se ferra.Quer ver?Pesquise qual é a composição do Avène Hydrance Optimale UV aqui no brasil e compare com o da União européia.O daqui tem parabeno e DIÓXIDO DE TITÂNIO,o de lá?Tynosorb+nitreto de boro.Olhe também na comu do orkut (picaretologia)um tópico sobre filtros solares.Antes de repetirem tudo igual umas araras é bom pesquisar ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já pesquisei ta ai na net pra quem quiser, falam mau de um profissional que estuda a anos e aposto que nem terminaram o segundo grau.

      Excluir
  29. Só uma coisa ..

    Fiquei pasma !! depois leio melhor a matéria...

    Licença !! publiquei seu link em meu blog..

    Mil beiiijos

    http://comprasbacana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Tenho a pele branquíssima, três casos de câncer de pele na família, por isso uso filtro solar até para dormir desde que tinha cerca de 10 anos de idade...Trato com um dermatologista renomado do DF, pois minha pele é extremamante sensível...não tenho manchas, não uso qualquer coisa. Uso chapéu todos os dias. E pasmem: não peso 180 quilos! Peso 49 com 1,68m. E nunca deixei de comer picanha com gordurinha e bolo de chocolate! Ouvi alguns dermatologistas dizerem que quando são declarações feitas pelo Dr Ribeiro, são motivo de boas gargalhadas...Informação é isso: ler, conhecer, mas saber o que se pode aproveitar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gente..ele não disse pra não usar PROTETOR SOLAR ! ele disse para verificar o protetor que está sendo usado pq contem a substancia 4 methylbenzyliden camphor 4-MBC ele diz q os protetores q contem o tinosorb como principio ativo são os melhores.PORTANTO é só verificar os protetores solares...e os demais disruptores hormonais...

      Excluir
  31. Sofia (desastres de sofia)
    legal dar sua opinião, mas dermatologistas e medicos da ortomolecular estão carecas de saber o que o Dr. Lair falou.
    Os renomados dermatos estão cegos.

    O duro é que as pessoas so acreditam se passar no fantastico. Fazer o que, por enquanto, acredita quem quer.
    bjss

    ResponderExcluir
  32. Esta entrevista é de uma enorme IRRESPONSABILIDADE. Falando do que não entende, já que este senhor não é dermatologista e eu duvido bastante da competência dele como cardiologista, ele praticamente nega o conhecimento científico acumulado a respeito do câncer de pele (melanoma).
    Este sujeito deveria ser processado pelo CRM!

    ResponderExcluir
  33. Pulgatorianas,

    fazer o que, cada uma acredita no que quer é o livre arbitrio.
    Mas lá fora já é consenso.
    bjsss

    ResponderExcluir
  34. Será que os dermatologistas não participam dos lucros dos filtros solares? Aí tudo estará bem explicado. Eu nunca engordei usando filtro solar da dermatus.

    ResponderExcluir
  35. Não gosto de sair acreditando em qualquer coisa que dizem na net e muito menos em sair comentando algo de que não tenho certeza. Prefiro correr atrás de alguém que possa me esclarecer sobre esse assunto. Aconselho que façam o mesmo, o que mais tem na internet é fofoca:)

    ResponderExcluir
  36. serio. meu Deus, estamos no mundo onde td engorda... lais ribeiro

    ResponderExcluir
  37. Moro em Jericoacoara-Ce, sol de 40° todos os dias.Como n usar o protetor? como usar os bloqueadores? Na verdade uso Bana Boat, ha anos, resistente a agua. Na piscina e no mar, fico com manchas na pele, sem o protetor.Por favor me oriente sobre esse protetor, pois comprei para o ano todooooooooo. Celia

    ResponderExcluir
  38. Celia,

    a materia nao diz para nao usar protetor e sim PARA NAO USAR PROTETOR COM 4MBC na formula pois esse filtro é um disruptor endocrino, ou seja, engorda, da celulite e é cancerigeno.

    Uma alternativa é usar filtros a base de tinosorb. A marca Ada tina tem filtros assim. Procure no google.
    É o que eu uso.

    ResponderExcluir
  39. Lindy: tudo engordaaaaaa!
    ;+)

    abçs.

    ResponderExcluir
  40. Nesse mundo atual, todo está infestado, contaminado; comemos verduras e legumes regadas com águas sujas, agrotóxicos não autorizados, consumimos enlatados que soltam alumínio (hoje é sabido,antigamente não) mas continuam enlatando alimentos. Os frangos,ovos, leite y carne bovina são bombardeados com hormônios, matam os bois de forma cruel e primitiva que ao perceberem que vão ser abatidos, producem substâncias tóxicas que fazem mal ao organismo humano, fabricam genéricos que não prestam ! colam etiquetas nos produtos com linguagem para profissionais da área e não para o consumidor final, panelas inox que soltam níquel e soltam mesmo! porque tenho alergia a esse metal e não sabia como e por que começava a minha coceira. DESCOBRI! é só cozinhar na panela inox que ela vêm, quer dizer estamos consumindo níquel; metal que o organismo não elimina. Ainda é permitido fabricar panelas de alumínio que produzem Alzheimer (quem têm alguém na família sabe que do que estou falando). Também comemos teflón . Têm alguns filmes como “O Òleo de Lorenzo” e “Decisões Extremas” que mostram claramente que não é do interesse dos governos e muito menos dos laboratórios fazerem pesquisas, que são extremamente caras, para que mexer com um produto que está dando lucro? ( mesmo que faça mal à saúde) isso implicaria em uma série de investimetos... então é complicado falar “prova o que você está afirmando!” já que são pesquisas que o governo não banca, mas existem profissionais com ética que divulgam o que sabem. O LEITE : hoje em dia as vacas são estimuladas com uma hormona de crescimento bovino (rBGR) para produzirem cerca de dez vezes mais leite do que seria normal. Por isso sofrem frequentemente de mastite, uma inflamação da glândula mamária que é muito dolorosa.Quase todo o leite é contaminado com pus, e quando as vacas são tratadas com antibióticos estes podem ser transferidos para os humanos através do leite ( e olha que nós precisamos de receita médica para comprar antibióticos). Os investigadores concluíram que um copo de leite de vaca contém desde uma a sete gotas de pus, o que é perigoso porque o pus contém bactérias. È por isso que tudo faz mal! por isso que a porcentagem de câncer é tão alta, antigamente não era assim, máximo uma verminose ou uma solitária. Entendam que esse mundo é DINHEIRO! e que as pessoas não têm mais moralidade. Nós estamos nas mãos de médicos, advogados, dentistas, mecánicos, em fim, uma série de profissionais movidos pela "grana", existem os bons também, mas temos que acreditar no que eles nos dizem porque somos leigos. Tolice é não investigar com tanta informação que temos. As lojas vendem nossas informações privadas para os bancos e empresas que nos bombardeiam com ligações e cartitas., então, é o não é falta de moralidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é bom ler um comentário tão inteligente! Até viagei!!!

      Excluir
    2. Como é bom ler um comentário inteligente assim! Até viagei!

      Excluir
    3. Boa, só não enxerga quem não quer.... esses problemas existem há anos e ninguém faz nada, quem não tem um conhecido que tem ou teve um câncer ou pior que morreu. Veremos como será daqui alguns anos.

      Excluir
    4. Parabéns esse comentário valeu apena ler.

      Excluir
  41. Poli,

    parabéns pelo comentário. Cérebros que pensam são bem vindos em qualquer lugar.
    Parabéns.
    abçs,

    adriana

    ResponderExcluir
  42. Adriana,
    obrigada, gosto de gente que têm coragem e não fica calada diante do que sabe!
    Parabéns por doar seu tempo para divulgar coisas tão valiosas. Uma pessoa com um mínimo de inteligencia depois de tomar conhecimeno dessas informações, pesquisa,indaga. No final das contas todos aqueles filmes que parecem que foram criados com muita imaginação, sempre têm um "que" de verdade, não dizem "onde há fumaça há fogo!". O tempo é o senhor da verdade!

    ResponderExcluir
  43. É muito entristecedor ver a alienação de tantas mulheres tão articuladas. Após o comentário do Dr. Lair, poucas procuraram se aprofundar no tema e ir atrás de respostas. Apenas aceitaram como uma verdade absoluta ou uma mentira deslavada.

    Como médico e, acima de tudo, crítico, eu procurei algumas respostas sobre o assunto em sites de confiança, como o Pubmed, onde somente ARTIGOS CIENTÍFICOS de alta confiabilidade são postados. Enfim, pelo visto, muito sobre o que o doutor afirma é verdade.

    Segue os artigos em inglês pra quem quer saber de uma vez por todas:

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15458796 - Endocrine activity and developmental toxicity of cosmetic UV filters--an update.

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16368123 - Comparison of effects of estradiol with those of octylmethoxycinnamate and 4-methylbenzylidene camphor on fat tissue, lipids and pituitary hormones.


    Segundo os artigos, o 4mbc atrapalha o metabolismo da tireóide, diminuindo T4, o que em proporções altas pode caracterizar um quadro de hipotireoidismo, causando o aumento de pesos.Isso ocorreu com alguns ratos imaturos no experimento.

    Concluindo, fiquei pasmo mesmo não foi com o fato do filtro solar engordar, mas sim da alienação de algumas. Uma visão crítica é fundamental num veículo de informação como a internet.Enfim, sejam Gordos ou Magros, doses de conformismos nunca caem bem.

    Bjos

    ResponderExcluir
  44. Matheus,

    parabéns por ser autor de um dos únicos comentários realmente pensado.
    abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pequena lista dos protetores solares que não são cancerígenos, e adivinhem?? SÃO TODOS IMPORTADOS!!
      Crème Teintée Ultra Haute Protection SPF 50+ -- Tinosorb M + S
      Crème Haute Protection SPF 20 -- Tinosorb M
      Crème Teintée Haute Protection SPF 20 -- Tinosorb M + S
      Crème Très Haute Protection SPF 40 -- Tinosorb M
      Emulsion Haute Protection SPF 20 -- Tinosorb M + S
      Emulsion Très Haute Protection SPF 50+ -- Tinosorb M + S
      Lait Ultra Haute Protection SPF 50+ -- Tinosorb M + S
      Stick Très Haute Protection Peaux Sensibles SPF 40 -- Tinosorb M + S
      Ada Tina Normalize FPS 60, UVA PA +++ PPD 20 Tinosorb M e S
      Ada Tina Normalize FPS 30 UVA +++ PPD 15 Tinosorb S e M
      Minesol Triple Defense FPS 25 -- Tinosorb S
      Minesol Triple Defense FPS 60 -- Tinosorb S e M
      SpectraBAN® T color base fluida bege claro FPS 35 -- Tinosorb S, além dos filtros físicos
      SpectraBAN® T color base fluida bege médio FPS 35 -- idem
      SunMAX® creme FPS 60 -- Tinosorb M
      SunMAX® color base bege claro/médio FPS 35 -- Tinosorb S
      SunMAX® intense FPS 60 -- Tinosorb M
      SunMAX® sensitive FPS 30 -- Tinosorb M
      Ansolar® Daily Use gel creme FPS 30 -- Tinosorb S
      Ansolar® Daily Use gel creme FPS 30 (cápsula) -- Tinosorb S
      Ansolar® Loção FPS 60 -- Tinosorb M

      Excluir
    2. Obrigada pela pesquisa! Será de grande valia.

      Excluir
  45. Ela fala bastante coisa séria, em relação a proteção UVA principalmente. Mas ele esquece, (ou não revela de propósito, marketing), a proteção UVB é tão nociva quanto, mas só atinge as camadas superficiais da epiderme, podendo causar mutação no núcleo celular e desencadear um câncer, portanto, nada de tomar proteção sem proteção FPS. A UVA atinge derme e por isso é a causa do envelhecimento precoce. Quanto a substancia cancerígena, existia o PABA, foi provado e hoje em dia nenhum protetor solar tem o essa substancia em sua composição. Quanto as espectro solar também discordo dele, do fator 15 ao 70 a diferença de proteção é pouca cerca de 6%, isso quer dizer que um filtro fator 15 filtra 93% da radiação e o 70 fila 99% desta radiação, é besteira usar o maior? SIM, mas devemos usr de forma correta, 2 colheres de sopa para o rosto e 30 gramas para o corpo, se o que ele fala a respeito disso fosse verdade não teria pq reaplicarmos o protetor fator 70 de 2 em 2 horas como pede o fabricante.Quando não usamos na quantidade ideal diminuímos o seu fator de proteção. E quanto ao PPD vc nunca vai encontrar em numeros, ou vai estar escrito proteção PPD alta, muita alta, baixa ou em *****, quanto mais melhor. E quanto aos beneficios da radiação, isso é fato, mas NENHUM protetor tem este poder, nem mesmo os bloqueadores solares (essa nomenclatura está até proibida), o que faz mal é o excesso e é isso que o protetor faz, evita o excesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas colheres de sopa de filtro no rosto? Não seria um grande exagero?

      Excluir
    2. duas colheres de sopa no rosto, não seria bastante exagerado?

      Excluir
  46. Ela fala bastante coisa séria, em relação a proteção UVA principalmente. Mas ele esquece, (ou não revela de propósito, marketing), a proteção UVB é tão nociva quanto, mas só atinge as camadas superficiais da epiderme, podendo causar mutação no núcleo celular e desencadear um câncer, portanto, nada de tomar proteção sem proteção FPS. A UVA atinge derme e por isso é a causa do envelhecimento precoce. Quanto a substancia cancerígena, existia o PABA, foi provado e hoje em dia nenhum protetor solar tem o essa substancia em sua composição. Quanto as espectro solar também discordo dele, do fator 15 ao 70 a diferença de proteção é pouca cerca de 6%, isso quer dizer que um filtro fator 15 filtra 93% da radiação e o 70 fila 99% desta radiação, é besteira usar o maior? SIM, mas devemos usr de forma correta, 2 colheres de sopa para o rosto e 30 gramas para o corpo, se o que ele fala a respeito disso fosse verdade não teria pq reaplicarmos o protetor fator 70 de 2 em 2 horas como pede o fabricante.Quando não usamos na quantidade ideal diminuímos o seu fator de proteção. E quanto ao PPD vc nunca vai encontrar em numeros, ou vai estar escrito proteção PPD alta, muita alta, baixa ou em *****, quanto mais melhor. E quanto aos beneficios da radiação, isso é fato, mas NENHUM protetor tem este poder, nem mesmo os bloqueadores solares (essa nomenclatura está até proibida), o que faz mal é o excesso e é isso que o protetor faz, evita o excesso.

    ResponderExcluir
  47. SEU BLOGUEIRO DESINFORMADO, ESSAS INFORMAÇÕES NÃO SÃO FATOS, SÃO HIPÓTESES! VAI SE INFORMAR ANTES DE FICAR FAZENDO TERRORISMO! NÃO HÁ COMPROVAÇÃO! FOI UM ESTUDO FEITO COM RATOS! E DETALHE: OS RATOS INGERIAM O PRODUTO, E NÓS, ANIMAIS RACIONAIS, NÃO INGERIMOS FILTRO SOLAR!

    ResponderExcluir
  48. Gente, a marca Ada Tina teve seus produtos formulados na Itália. Mas são todos produzidos no Brasil!!!

    ResponderExcluir
  49. Dr. Lair Ribeiro é polêmico mas sempre muito competente e extremamente inteligente. Valeu eu usava esses filtros estou gordo c peito e bunda.rsrs. Vou mudar de filtro e pesquisar informações. Obrigada Adriana e tb Dr. lair.

    ResponderExcluir
  50. wellington, amo o dr. lair. Em tempos de idiocracy (favor dar um google) ler algo do dr lair é uma chuva no deserto.
    Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, obrigada por compartilhar informações tão preciosas conosco. Faz 19 anos que uso protetores solar que contem as substancias mencionadas e desde então tenho problemas sérios com peso, apesar de manter uma alimentação saudável e praticar exercícios regularmente.

      Excluir
  51. Adriana, meu filtro solar é o Solar Expertise da Loréal Paris FPS 60 com Mexoryl Sx+XL, tem como ver com Dr. Lair se esse faz mal, os contras desse produto. Se puder me responde pelo e-mail. wellington@inolight.com.br , agradeço a Atenção!

    ResponderExcluir
  52. Meu Deus, como tem gente burra nesse mundo! A pior coisa do mundo é ser uma pessoa não crítica, tapada, que só vê o que está adiante do seu nariz, que não procura informação, que diz "NÃO" sem saber o que está falando. Concordo que as pessoas sejam céticas, afinal é saudável ser crítico, mas não seja burro, vá atrás da resposta, pesquise por você mesmo, não acredite só no que os outros falam. O dr. Lair Ribeiro deu uma "fagulha" vá atraz da "luz". Ele está certíssimo! O sol não faz mal a ninguém! O que faz mal é o excesso de sol, assim como tudo em excesso faz mal. Tomar sol nos horários adequados por cerca de 20 ou 30 minutos faz muito bem a saúde, a vitamina D evita muitas doenças como esclerose e até câncer. Eu fui atrás, pesquisei e encontrei VÁRIOS artigos científicos confirmando os benefícios do sol. Infelizmente a indústria cosmética joga sujo, e bombardeia os menos avisados de informações falsas. Dizem que usar protetor solar com fps 100 protege contra o câncer. Mas não informam que o fps só protege contra os raios UVB e não contras os raios UVA. Os raios UVB penetram apenas superficialmente na pele, enquanto os raios UVA penefram mais profundamente. Os raivos UVA causam o câncer "melanoma", o tipo mais grave de câncer. Já o UVB, se tomado excessivamente pode induzir o câncer "carcinoma", menos grave mas não menos preocupante. Só que o raio UVB não é o vilão, pois é ele que possibilita a síntese de vitamina D. O vilão é o UVA e o excesso de UVB. Não se deve evitar totalmente a exposição ao raio UVB, pois tal radiação promove a síntese da maior parte da vitamina D encontrada no nosso organismo. Essa vitamina atua no fortalecimento dos ossos. Além disso, há vários indícios não comprovados de que ela atuaria também contra o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, esclerose múltipla, artrite, hipertensão, resistência à insulina e doenças periodontais. Outra coisa, procure saber quais substâncias (filtros) estão sendo colocados no seu protetor solar, pois como o dr. Lair comentou, algumas dessas substâncias são maléficas para o organismo. Existem filtros que protegem e não fazem mal. Pesquise, se informe, seja crítico!

    ResponderExcluir
  53. Meu Deus, como tem gente burra nesse mundo! A pior coisa do mundo é ser uma pessoa não crítica, tapada, que só vê o que está adiante do seu nariz, que não procura informação, que diz "NÃO" sem saber o que está falando. Concordo que as pessoas sejam céticas, afinal é saudável ser crítico, mas não seja burro, vá atrás da resposta, pesquise por você mesmo, não acredite só no que os outros falam. O dr. Lair Ribeiro deu uma "fagulha" vá atraz da "luz". Ele está certíssimo! O sol não faz mal a ninguém! O que faz mal é o excesso de sol, assim como tudo em excesso faz mal. Tomar sol nos horários adequados por cerca de 20 ou 30 minutos faz muito bem a saúde, a vitamina D evita muitas doenças como esclerose e até câncer. Eu fui atrás, pesquisei e encontrei VÁRIOS artigos científicos confirmando os benefícios do sol. Infelizmente a indústria cosmética joga sujo, e bombardeia os menos avisados de informações falsas. Dizem que usar protetor solar com fps 100 protege contra o câncer. Mas não informam que o fps só protege contra os raios UVB e não contras os raios UVA. Os raios UVB penetram apenas superficialmente na pele, enquanto os raios UVA penefram mais profundamente. Os raivos UVA causam o câncer "melanoma", o tipo mais grave de câncer. Já o UVB, se tomado excessivamente pode induzir o câncer "carcinoma", menos grave mas não menos preocupante. Só que o raio UVB não é o vilão, pois é ele que possibilita a síntese de vitamina D. O vilão é o UVA e o excesso de UVB. Não se deve evitar totalmente a exposição ao raio UVB, pois tal radiação promove a síntese da maior parte da vitamina D encontrada no nosso organismo. Essa vitamina atua no fortalecimento dos ossos. Além disso, há vários indícios não comprovados de que ela atuaria também contra o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, esclerose múltipla, artrite, hipertensão, resistência à insulina e doenças periodontais. Outra coisa, procure saber quais substâncias (filtros) estão sendo colocados no seu protetor solar, pois como o dr. Lair comentou, algumas dessas substâncias são maléficas para o organismo. Existem filtros que protegem e não fazem mal. Pesquise, se informe, seja crítico!

    ResponderExcluir
  54. sou muito fã desse cara, muito bom, tenho mas de 20 livros dele. sei tudo sobre le.

    ResponderExcluir
  55. Andei lendo diversas coisas sobre Lair Ribeiro. Portanto, entitulado como médico (dr)...etc.., ele não possui nenhum CRM...
    Li coisas assustadoras sobre ele... só não sei se é verdade. Apenas não pesquisa não encontrei qualquer CRM vinculado à ele... nem em seu próprio site.

    ResponderExcluir
  56. Andei lendo diversas coisas sobre Lair Ribeiro. Portanto, entitulado como médico (dr)...etc.., ele não possui nenhum CRM...
    Li coisas assustadoras sobre ele... só não sei se é verdade. Apenas não pesquisa não encontrei qualquer CRM vinculado à ele... nem em seu próprio site.

    ResponderExcluir
  57. Aviso, não procurou direito. Procura que voce acha. Abçs.

    ResponderExcluir
  58. Olá, alguem sabe se o filtro solar Aloe Sunscreen da Forever Living é livre do 4MBC

    ResponderExcluir
  59. Mico é postar comentário oposto à notícia depois de sido postado outro comentário com links de resultados de pesquisas que serviram de base ao artigo!

    ResponderExcluir
  60. Vi que uns apressados condenaram sem ter lido as referencias de provas postadas em comentários anteriores!

    ResponderExcluir
  61. Pessoal,
    O Dr.Ribeiro e um medico e por isso não pode se aventurar em outras áreas. Ele deu uma palestra titulada O MITO DO LEITE. Fiquei impressionado com a quantidade de bobagens que ele disse... Coisas erradas mesmo. FOra que ele praticamente tirou o credito dos trabalhos dos medicos veterinários e bioquímicos ao dizer que tomamos leite com antibiótico. Para que servem os fiscais agropecuários então?
    Nao devemos idolatrar uma pessoa por sua fomacao academmica, existem muitos doutores (phD) idiotas espalhados por ai. Devemos ser mais criticos, afinal... Ninguem e perfeito, nem mesmo o Dr.Ribeiro com curso em Harvard, UFJF e bla, bla, bla....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia "Galactolatria'', este 'livro',se é que podemoos dar este pequenissimo nome para ele, denuncia toda a questão do leite -desde a industria aos orgaos fiscais, da comercialização aos estudos encomendados (pratica usual no meio industrial ) e que so costumam ser mascarados por estudos de primeira linha, muitas vezes financiados de forma independente, até mesmo pelos proprios pesquisadores. Basta se infiltrar um pouco nesse mundo academico de ponta e ver que muita coisa continua errada no nosso mundo - e coisa seria mesmo - porque a industria ''ainda ta lucrando'' e por isso interpreta-se que gera renda ou sei la qual o raciocinio pratico desse pessoal.... LEia galactolatria e veras que o principal problema do leite não é a lactose, mas o fato de ser composto de uma media de 86% de caseina, que alem de outros males, se liga ao calcio que era rico no leite - pois agora sera considerado uma forma de viciar o corpo em ter muito calcio para conseguir pouco, prejudicando furutas metabolizações ou no mínimo prejudicar a permeabilidade intestinal. Hoje, nao basta ser Dermatologista, Reumatologista ou o que quer que seja: seria preciso pesquisar, e muito. Quase todos os profissionais estagnanm-se na sua area, e pior, no geral se quer pesquisam apos a universidade - fconfiam na Farmacia ou nos Congressos para se atualizarem. Faltou-lhes aulas de globalização alem de Nutrição é claro (medicina no brasil possui em media 6 horas de aula de nutrição para 6 anos de curso!Um ABSURDO QUE PARECE ATE ORQUESTADO PELA INDUSTRIA, pois vemos doenças ditas serissimas curadas so com alimentação, tais como ARTRITE REUMATOIDe, pesquise na net e veras). Medicos como o Gali Coimbra, Professor de Neurologia da Usp diz que o jhoje o principal problema da medicina é a falta de comunicção, nunca estivemos tao avançados em termos de pesquisas e tao pouco unidos no compartilhamneto dos avanços - ate porque a industria não so compra como engana os medicos.

      Excluir
  62. Boa matéria. Sem julgar CRM, ou qualquer coisa assim, o que vale é pesquisar mesmo. Aproveitem a deixa e pesquisem.

    ResponderExcluir
  63. Boa matéria. Sem julgar CRM, ou qualquer coisa assim, o que vale é pesquisar mesmo. Aproveitem a deixa e pesquisem.

    ResponderExcluir
  64. Isso pode ser interessante.

    http://www.nossofuturoroubado.com.br/old/filtros.htm#trad

    ResponderExcluir
  65. http://www.nossofuturoroubado.com.br/old/filtros.htm#trad

    Isso pode ser muito interessante.

    ResponderExcluir
  66. Investiguei no site do Conselho Federal de Medicina: o Dr. Lair Ribeiro tem um CRM de Minas Gerais (onde nasceu e se formou) - 6972 MG; e um do Rio de Janeiro, para onde se transferiu - 169383 RJ. Seu nome completo é Lair Geraldo Theodoro Ribeiro.

    Seu currículo pode ser baixado aqui: http://lairribeiro.com.br/curriculo_dr_lairribeiro_completo.pdf
    Tem uma trajetória profissional considerável (para não dizer "impressionante") e tem muitos manuscritos médicos publicados.

    Pessoalmente, não vejo problema em um cardiologista ter outras habilidades e exercer outras profissões paralelamente à medicina ou mesmo abandoná-la se tiver vontade. A questão principal aqui é verificar a veracidade do que ele e seus detratores dizem bem como as motivações de seus "inimigos".

    ResponderExcluir
  67. Olá, gostaria de saber qual protetor bom que protege da LUZ DO COMPUTADOR, pois tenho manchas no rosto e que Ñ ENGORDA? Bjsss

    ResponderExcluir
  68. Olá, gostaria de saber qual protetor que protege da LUZ DO COMPUTADOR, pois, tenho manchas no rosto, e que NÃO ENGORDA????? Bjss e agradeço muito quem puder me ajudar!!!!

    ResponderExcluir
  69. danielle,
    tanto para luz solar como para luz de lâmpadas ou computador é indicado o mesmo protetor solar. Não existe um protetor so para luzes artificiais. Eu uso o ada tina e gosto. Ele tem tinosorb. Geralmente compro na dermaclick
    http://www.dermaclick.com.br/59_ada-tina
    abçs!

    ResponderExcluir
  70. Adriana
    Pelo que eu entendi,"4MBC engorda", mas tambem homosalate, benzophenon-4,octymthoxycinnamate enfim...Isso pode acontecer mesmo? ou só o 4MBC? E o protetor Ada Tina contem alguma dessas substancia?
    Aguardo sua resposta e muito obrigado pela sua atenção Bjs

    ResponderExcluir
  71. Parabéns pelo post. Entristece um pouco ver como algumas pessoas não tem capacidade de ver além e de interpretar uma coisa tão simples como a que o Dr. Lair Ribeiro falou que é: procure o melhor para você. Mas não, para algumas pessoas que postaram aqui, parece que se está tirando o chão de debaixo dos seus pés. A única coisa que ele disse é que se deve procurar um filtro solar de qualidade, inclusive indicando que produtos deve conter ou não na formulação e que se deve tomar sol em horários adequados. Mas parece que o mundo vai virar o inferno de a pessoa não puder ir no mercado ou farmácia e comprar o seu produtinho habitual. Meio apavorante! Bom, na verdade gostaria de saber se já ouviste falar do SILASOMA, um novo sistema de proteção solar desenvolvido no Japão. A princípio só li coisas positivas. Gostaria de saber a opinião do Dr. lair Ribeiro sobre ele, mas não encontro na internet. Abraço e parabéns pelo blog e pelo tema do post.

    ResponderExcluir
  72. alani, triste mesmo. Mas ainda bem que tem gente nota 10 como o dr lair para ensinar o que ninguém ensina. ABçs.

    ResponderExcluir
  73. Eu comprei um protetor solar que diz no rótulo: "60 x mais proteção contra queimaduras solares (UVB) e 20 x mais proteção contra envelhecimento solar (UVA).", mas no rótulo não fala nada sobre PPD. Quanto as informações no verso, as letras são muito pequenas e não consigo ler se menciona o PPD. Devo confiar no que diz o rótulo?

    ResponderExcluir
  74. Eu comprei um protetor solar que diz no rótulo: "60 x mais proteção contra queimaduras solares (UVB) e 20 x mais proteção contra envelhecimento solar (UVA).", mas no rótulo não fala nada sobre PPD. Quanto as informações no verso, as letras são muito pequenas e não consigo ler se menciona o PPD. Devo confiar no que diz o rótulo?

    ResponderExcluir
  75. Eu comprei um protetor solar que diz no rótulo: "60 x mais proteção contra queimaduras solares (UVB) e 20 x mais proteção contra envelhecimento solar (UVA).", mas no rótulo não fala nada sobre PPD. Quanto as informações no verso, as letras são muito pequenas e não consigo ler se menciona o PPD. Devo confiar no que diz o rótulo?

    ResponderExcluir
  76. Eu comprei um protetor solar que diz no rótulo: "60 x mais proteção contra queimaduras solares (UVB) e 20 x mais proteção contra envelhecimento solar (UVA).", mas no rótulo não fala nada sobre PPD. Quanto as informações no verso, as letras são muito pequenas e não consigo ler se menciona o PPD. Devo confiar no que diz o rótulo?

    ResponderExcluir
  77. Olá! vc chegou a pesquisar algum filtro dentro do padrão estipulado pelo Dr? bjos

    ResponderExcluir
  78. Se voce acha que que tá bom como está,continue a pensar do mesmo jeito. Se voce acha que tudo e fiscalizado,que ninguem faz nada no sentido só de prejudicar sim, mas de ganhar dinheiro sem se importar com os outros não.Voce se informe mais e decida.

    ResponderExcluir
  79. É dificil aceitar,eu que li muitos artigos, o rigor que existe na fiscalização etc... Quando o produto é novo a legislação normalmente não se opõe ou quando as consequências são de longo ou prazo indeterminado. Obrigado ao Dr Lair Ribeiro, por eu ter essa informação. Que eu as considero sem radicalismo. E a contribuiçao para humanidade nesse mundo capitalista completo,Globalizado.Isso faz repensar o nosso modo de vida e o dos nossos filhos.

    ResponderExcluir
  80. É dificil aceitar,eu que li muitos artigos, o rigor que existe na fiscalização etc... Quando o produto é novo a legislação normalmente não se opõe ou quando as consequências são de longo ou prazo indeterminado. Obrigado ao Dr Lair Ribeiro, por eu ter essa informação. Que eu as considero sem radicalismo. E a contribuiçao para humanidade nesse mundo capitalista completo,Globalizado.Isso faz repensar o nosso modo de vida e o dos nossos filhos.

    ResponderExcluir
  81. brun napo, vai acreditando vai, no brasil nada funciona, já dizia um presidente francês: o brasil não é um pais serio.

    ResponderExcluir
  82. Uma Dr,professora, medica, americana, apos anos enganada, descobrindo como funciona a indsutria de farmacos, criou uma ong so para ensinar os medicos recem formados sobre COMO FUNCIONA A INDUSTRIA e como ELES SEDUZEM! Pra vc ver: não é brincadeira( vi no utubr). Citei a AR, artrite reumatoide, advinha poruqe? MInha mae TINHA! Isso mesmo, tinha. Seu reumatologo dizia: nao tdeixe de tomar os remedios, biologiocs que tinham ate morte como efeito colateral, se nao vai piorar. Fomos para a limentação viva e ela hoje, apos 1 ano exatos esta 100% curada, sendo que, no 1 mes o PCR ja sumiu pra nunca mais aparece, e isso ja seria milagre para a REUMATOLOGIA, que diante da cura pela cenoura, maça e couve , componentes do suco da manha, e outros alimentos naturais ,''cheios de substancias micronutrientes mapeadas e não mapeadas pela cinecia'', não consegue fazer um pingo em cima do i. E não estou sendo exagerdado. PEsquise e eras. Galli Coimbra citado tem curado pessoas de esclerose e artrite reumatoude, bem como outras, so COM A VITAMINA D. e muitos medicos o rechaçam, chamando de charlatão! Advinha, isso aconece com todos que conseguem curar! Ate aids tem sido curada, e ha muutio tempo, Pesquise cura da aids, ou entre no site TAPS.ORG , la tem sobre crudivorismo, cura da aids e outros temas que impressiona saber! Tenho divulgado tudo ,sempre q posso, pois não desejo que ninguem sofra como minha mae sou outros sofrem. Veja vc que mesmo que uma industria ou ramo da medicina alegue q seus produtos ou medicamentos possuem pouco potencial cancerigeno e ''não prejudicam tatno'', na verdade, quando tudo e todos nesses dois meios, INDUSTRIA/FARMACOLOGIA e MEDICINA fazem o mesmo, as oma fica tao alta mas tao alta que chega a ser dita, pelso maiores especialistas mundicais dos ramos citados, como uma das principais causas de domneça no mundo! Tanto que HELION POVOA por exemplo, que no inicio da medicnia ortomolecularfoi considerado ate mesmo um lunatico, como ele mesmo afirma,diz que acabou com os sintomas de uma portadora de ARTRITE REUMATOIDE so com ''cuidados com o seu intestni''no, ou seja:comer bem e usar precursosres naturais como o 5htp, que estimula o nosso 'segundo cerebro', o intestino. Então , abramos os olhos. A medicina tem feito isso desde o advento da era industrial: dado nomes,e oferecendo soluções , leia-se SOLUÇÔES PARCIAIS para o problema. DIabestes come~cou, adivinha, ? - COM O ADVENTO DO AÇUCAR E MASSIFICAÇÂO DOS ALIMENTOS PELA INDUSTRIA. ADvinha como ja se conhece cura desta doenças ''incuravel'': parando de comer o que faz mal e comendo so o que faz bem! O problema, quase todos estao viciados em alguma coisa e acham que isso 'tem nada nçao'. Dai vemos estumdos e mais estudos,dizendo que ratos se viciam mais em açucar q cocaina, que crianças perdem 50% do comportamento antisocial q apresentavam so tirando açucar, que açucar envelhece, adoece, da dor de cabeça e o ''escanbau a 4''' e os profissionais so riem e falam '' mas vc esta sendo exagerado". MAS ALEM DE QUASE NNEHUM TER ESTUDADO A FUNDO A QUES^TAO, QUASE TODOS SAO TB VICIADOS NAS MESMAS PORCARIAS. SRA QUE NAO SABEM QUE BASTAM 2 meses e meio para o periodo de desmame do açucar, que alias pode ser considerado o mesmo para HEROINA e outras drogas????? Açucar com o tempo tem o mesmo potencial de destruir o corpo, leia-se pirncipamente, suas defesas imunologias que os TOXICOS MAIORES! Simples: tal como sal em dose 10x maior que o brasileiro medio consome,10gx10 pode matar , açucar ao longo do tempo pode sim ser considerado causa de morte. E advinha, li sobre essas coisas desde meus 16 anos Tenho 24, e so com 19 realmente parei, levei 2 meses e meio, literalmente, para esquecer aquela sensasãozinha na cabeça de vez! Recomendo a todos fazer o mesmo... Como li num video: so parando que vc sabe a libertdade e paz de espirito que isso lhe da - ou melhor, devolve!!

    ResponderExcluir
  83. Ah se todos soubessesm! VITAIMINA D TEM CURADO DONEÇAS, ATE MESMO A AR,ISSO EM SEMANAS,MESNO DE UM MES. QUeria ter usado a vitamina D logo que minha mae teve a AR. È claro, medicos e reumatologos invalidam tudo que parce com a MEDICINA ORTOMOLECULAR, qeu demosntra claramente que tudo nasce da ALIMENTAÇÂO,daquilo que absorvemos de fora - a doneça não brota como magica do orgnaimos,seria um absurdo - sem tira o emprego deles! MEDICNA HOJE, SO ORTOMOLECULAR e olhe que to exagerando mesmo - medicos convencionais no geral te orientam em sintomatologia, dao alivios e condições, fazem cirugigias e aliviam ate por anos, mas ,apassado isso, eis um novo e novo prolema e assim vai,e a farmacologia lucarando,hospitais ate um piuco tab,muito menso que os farmacos. ISSO TANTO É VERDADE QUE OS POOVS QUE NÂO ESTAO INSERIDOS NESSA CADEIA DESUMANA DE SUBSTANCIAS QUE MINAM O CORPO E VICIAM OS CIRCUITOS DELE CONTINUAM LIVRES DE DOENÇAS DEGENERATIVAS alimentação9---- Atnes da era industrial esse conceito andava pal a pal com a indsutrial, depois com o lucro e com essse tando de males que ela gera, tudo ficou COMPLIICAADO. E hoje vemos> curar AINDS,ARTRITE REUMATOIDE< È POSSIUVEL! Tenho resumido medicos e fontes, futurament estrei divulgado - meu email yuricastello@hotmail.com Obrigado pela materia viu!

    ResponderExcluir

As opiniões expressas pelos leitores são de sua inteira responsabilidade e não refletem necessariamente, a opinião do Blog Arrase e Case. Mensagens ofensivas não serão publicadas.