.

07 novembro 2011

Colageno para combater a flacidez? Nao adianta.












Blog Arrase! no jornal Alpha Cidade:
Matéria escrita por mim (Adriana Botelho - blog Arrase!) para a versão impressa do jornal Alpha Cidade (nov/2011).


Quantas vezes já compramos potes enormes de colágeno acreditando estar fazendo o melhor negócio para combater a flacidez? Saiba que não adianta nada.

O colágeno ingerido não é absorvido pelo corpo em forma de colágeno, isso porque o colágeno é uma molécula grande demais para ser absorvida pelo intestino. Por ser grande, tem que ser quebrada durante a digestão. Já dentro do corpo o colágeno se divide então em aminoácidos e proteínas, ou seja, no final das contas estamos tomando só aminoácidos e proteínas.

Não adianta tomar colágeno para ficar com a pele firme porque o colágeno vendido para eliminar a flacidez não tem essa função. O colágeno em cápsulas ou em pó precisa ser aliado à outros elementos e práticas para que aí sim, ajude o organismo à manter a produção de colágeno. O colágeno já é fabricado pelo nosso organismo numa quantidade adequada às nossas necessidades. Colágeno não é algo que possamos tomar em cápsulas para aumentar a quantidade dele do corpo. Seria como tomar cápsulas de músculo (!) se quiséssemos ter músculos mais definidos.

A nutricionista Vanessa Lobato esclarece alguns mitos sobre o colágeno:

Qual a diferença entre colágeno e colágeno hidrolisado?
Colágeno é a proteína inteira; colágeno hidrolisado é a molécula já quebrada/digerida ou fracionada em aminoácidos.

Faz efeito ingerir gelatina ou tomar cápsulas de gelatina?
A quantidade de colágeno na gelatina é muito baixa. Não serve como fonte propulsora de fabricação de colágeno pelo organismo.

Faz efeito tomar ágar-ágar?
Ágar-ágar já contém uma quantidade maior desse nutriente, o colágeno. O ágar-ágar é considerado uma fonte, mas de nada adianta tomá-lo sozinho. Não faz efeito contra a flacidez.

O que tomar para prevenir e melhorar a flacidez?
O caminho para evitar ou combater a flacidez não é se entupir de colágeno, gelatina ou ágar-ágar. Isso por si só não trará resultado.
Para evitar ou diminuir a flacidez o único modo é a prática esportiva aliada a uma dieta equilibrada: alimentação balaceada com proteínas, carboidratos e gorduras, asssociando-se vitaminas e mineirais - principalmente Vitamina C e o mineral silício. Aí entraria o colágeno em cápsulas como fonte de proteínas e aminoácidos que juntamente com as prescrições acima, compõem um quadro positivo na melhora da flacidez.

Lembrando que toda suplementação deve sempre ser feita com ajuda de um profissional habilitado. Desse modo você obtém melhores, mais rápidos e mais satisfatórios resultados sem colocar a saúde em risco e sem gastar dinheiro com produtos que não surtem o efeito desejado.


Agradecimentos à Vanessa Lobato que prestou consultoria nessa matéria.
Vanessa Lobato Atendimento Clínico Nutricional
Link: Vanessa Lobato Nutricionista
Email: vanessa.lobato@uol.com.br

16 comentários:

  1. Oi obrigada por esclarecer, pois mtas vezes gastsmos dinheiro a toa em produtos que prometem e nao cumprem..eu ja comprei colageno, confesso, e tbm outros produtos tipo cremes anti-rugas que nao me trouxeram beneficio algum.. isso sem falar no preço que cobram...bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilma mas depende viu, eu tenho uma academia e vendo um colágeno aqui que já hidrolisado ou seja quebrado em aminoácidos, já vem com antioxidantes e silício, vitamina C, vitamina A, Zinco e vitamina E, ele já vem preparado para ser absorvido pelo organismo, e eu também já tomei cápsulas de gelatina manipuladas e percebi um ótimo resultado e não foi psicológico, minha pele melhorou muito com relação a hidratação natural, a marca do que eu tome é da SANAVITA pesquisem ai que vcs vão ver que ele já é completo para absorção, abraços!

      Excluir
  2. Vilma,

    fico feliz que tenha gostado da postagem.

    Sorte, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola amiga onde acho?? e pr que não tenho tempo para academia sera que e bom mesmo?

      Excluir
  3. Obrigada por postar seu link no post onde falo das cápsulas de colágenos que tomo... Mas não tomo as cápsulas com o fim de eliminar flacidez. Tomo para melhorar a "elasticidade" da pele e para a melhora das unhas e cabelos!

    É lógico que apenas colágeno não pode salvar ninguém da flacidez, para isso também recomendo exercícios!

    Nikita Junqueira

    ResponderExcluir
  4. Perdi 17 kg e durante o processo tomei duas capsulas de colágeno hidrolisado por dia.Na verdade,ainda tomo!.Senti uma melhora significativa em meus cabelos,pele e unhas.Minhas unhas eram todas amareladas e quebradiças,devido a uma doença que tive,hoje não tenho mais este problema.De fato,tomar colageno esperando milagre,não da.Mas,associá-lo,assim como eu fiz,a reeducação alimentar e exercícios físicos,é possivel ter resultado sim!Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Quer dizer que a propaganda do colageno e entabuas?

    ResponderExcluir
  6. Quer dizer que a propaganda do colageno e entabuas?

    ResponderExcluir
  7. Olá no momento faço academia e comprei o gelape hidrolizado em pó da nutriceutica estou esperando chegar então se eu tomar colageno fazendo academia eu vou ter resultado? eu não tenho flacidez nem celulite eu comprei porque estou com muita queda de cabelo e se não adiantar temho que fazer o que? eu estou pensando em comprar colageno em capsulas também

    ResponderExcluir
  8. Eu acho isso muio relativo, não malhei, e com a ingestão de colágeno e agar-agar durante algum tempo minha pele melhorou a flacidez do peso que perdi sim!

    ResponderExcluir
  9. Eu acho isso muio relativo, não malhei, e com a ingestão de colágeno e agar-agar durante algum tempo minha pele melhorou a flacidez do peso que perdi sim!

    ResponderExcluir
  10. Vilma mas depende viu, eu tenho uma academia e vendo um colágeno aqui que já hidrolisado ou seja quebrado em aminoácidos, já vem com antioxidantes e silício, vitamina C, vitamina A, Zinco e vitamina E, ele já vem preparado para ser absorvido pelo organismo, e eu também já tomei cápsulas de gelatina manipuladas e percebi um ótimo resultado e não foi psicológico, minha pele melhorou muito com relação a hidratação natural, a marca do que eu tome é da SANAVITA pesquisem ai que vcs vão ver que ele já é completo para absorção, abraços!

    ResponderExcluir
  11. bom artigo, adorei saber do Agar agar, pq não aguento mais o sabor horrível do colágeno bovino!
    mas da minha parte o colágeno que ingiro SEMPRE fez efeito contra a flacidez, é mais q visível! fico lisinha!

    bjs!

    ResponderExcluir
  12. parabéns pelo blog! esclareceu mto sobre o Agar agar! eu estou cansada de tomar colágeno bovino q é horrível!
    Se vc puder informar a quantidade de ágar q devo tomar diariamente para substituir os 10 gr. de colágeno...

    mas devo dizer q o colágeno SEMPRE fez efeito pra mim, me deixa lisa lisa!

    ResponderExcluir

As opiniões expressas pelos leitores são de sua inteira responsabilidade e não refletem necessariamente, a opinião do Blog Arrase e Case. Mensagens ofensivas não serão publicadas.