.

21 outubro 2011

O que e Hene?


Um dos primeiros: Henê Marú
Henê, quem nunca ouviu falar nele? Um dos mais antigos produtos para alisar os fios caiu um pouco em desuso diante de tantas escovas progressivas, mas no Brasil ainda é muito utilizado por mulheres que querem alisar os fios com baixo custo. Segundo pesquisas, é responsável por mais de 20% do mercado de alisantes.

Mas o que é Henê?
Henê é um produto para alisar e tingir os fios ao mesmo tempo. O princípio ativo é o Pirogalol ou Ácido Pirogálico que na Europa está proibido desde a década de 70. No Brasil segue firme e forte.
O Pirogalol tem a capacidade de alisar os fios progressivamente, ou seja, não é na primeira vez que os cabelos ficam lisos. Outra façanha do Pirogalol é que ele colore os fios. Assim, acaba matando dois problemas com uma só aplicação: cobre os fios brancos que vão aparecendo e vai alisando. Tudo isso por um custo irrisório, por volta de de 4,00 reais compra-se uma embalagem com aproximadamente 180g de Henê Pelúcia.

Antigamente o Henê deixava os cabelos obrigatoriamente lisos e pretos. Agora, existem variações de cores como o avermelhado e o castanho escuro e até o incolor.
Hoje a maioria das marcas trazem o Henê já pronto para o uso, mas algumas marcas ainda mantém o jeito antigo de se usar o Henê: preparando-o no fogão. Coloca-se o pó numa vasilha  não metálica com um pouco de água em banho maria mexendo de vez em quando com uma colher de pau. Ele vai engrossando e vira uma pasta que deve ser aplicada ainda bem quente nos fios.
Se errar na proporção de pó x água e a mistura ficar rala, os usuários costumam adicionar amido de milho (Maizena) para engrossar a mistura. E dizem que dá certo.
Pode parecer estranho, mas muita gente (incluindo homens) ainda prefere esse Henê preparado em casa ao Henê comprado pronto. Questão de costume.

Um dos problemas de se usar Henê é que ele não permite nenhuma (nenhuma) variação de produto alisante ou tonalizante porque é incompatível com tudo: sódio, lítio, amônia, guanidina, progressivas, tintas, descolorações.
Os usuários podem trocar de marca de Henê, mas não podem trocar de produto alisante nem de tinta.
Uma vez usado Henê, para sempre Henê, a não ser que se espere crescer todo o cabelo processado com ele e vá-se cortando até não restar mais nada.

Outro problema (que não chega à ser um problema para quem não vive sem) é o cheiro muito forte e característico que fica nos fios após a aplicação, coisa que as empresas têm contornado razoavelmente ao lançar produtos com aromas de frutas e flores.
Um outro problema ainda é a lenda de que o Pirogalol seria cancerígeno.

Muita gente confunde Henê com Henna que são produtos completamente diferentes. Henê é um produto químico que alisa e colore os fios.
Henna é um pó derivado de uma planta que somente tonaliza os fios progressivamente SEM ALISAR.

10 comentários:

  1. Justamente isso que aconteceu comigo, liguei hoje pra marcar umas luzes na cabelereira quase surtou quando eu falei que usava Henna pra tonalizar os brancos, e verdade que nao posso fazer luzes por esse motivo? espero contar com sua resposta, ja grata Daniella

    ResponderExcluir
  2. Daniella, hene e henna sao produtos totalmente diferentes, mas se voce esta falando da henna, aquele pó derivado de uma planta que nao alisa e da uma corzinha, saiba que ele contem metais pesados que nao aceitam tintura ou descoloração.
    De um tempo, no minimo 6 meses para fazer um teste de mecha e ver se o cabelo aguenta as luzes.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  3. estou com uma duvida e até agora não encontrei a resposta no pc e espero ter a resposta de voçeis .EU estou muito interessado em passar hené mais sera que eu posso passar meu cabelo ja esta com quimica progressiva mais eu tenho que dar o retoque denovo na raiz. E tambem quero saber se ele faz engrossar o cabelo,e cresce rapido porque meu cabelo esta muito fino e tenho pouco cabelo, minha colega me falou dessa pasta, mais ela me falou de tantos milagres que esta pasta faz , e poriço fiquei com duvida, tem como vçeis me responder esta pergunta e me mandar a resposta pelo meu email desde ja agradeço tenha um otimo dia

    ResponderExcluir
  4. anjinha hene nao é tratamento, nao vai deixar cabelo saudavel ou fazer crescer. hene é quimica, é alisante.
    alisa, mas como todo alisante estraga um pouco os fios.
    qualquer alisante que voce usar, depois tem que fazer hidratação toda semana senao vira uma palha.
    nao passe hene em casa. va ate um salão e peça para o profissional analisar seu fio e ver se ele aguenta hene.
    se passar em casa pode ficar horrivel.
    economize e vá no salão.

    ResponderExcluir
  5. USO HENE HA TRES ANOS E CUIDO MINUCIOSAMENTE DOS MEUS CABELOS.SOU MUITO SATISFEITA COM O RESULTADO,POREM APLICO EM CASA MESMO,POIS,NO SALAO NINGUEM QUER APLICAR...FALAM HORRORES A RESPEITO DO HENE,MAS,É COMPREENSIVEL,UMA VEZ QUE USUARIAS DE HENE SÃO CERTAMENTE UM "PREJUIZO"PARA AS CABELEIREIRAS

    ResponderExcluir
  6. PAREI COM O HENE POR SABER QUE FAZ MAL ENTÃO NA COMPISIÇÃO DELE TEM PIROGALOL VC DIZ QUE DIZEM QUE É LENDA QUE FAZ MAL POR FAVOR LE ESSA MATÉRIA AI E ME DA UMA RESPOSTA POR FAVOR???
    http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=alisantes-de-cabelo-mutacoes-dna&id=5116

    ResponderExcluir
  7. http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=alisantes-de-cabelo-mutacoes-dna&id=5116

    POR FAVOR LEIA ESSA MATERIA AI JA QUE DIZEM QUE O HENE NÃO FAZ MAL EU GOSTARIA MUITO DE VOLTAR A USA LO MAS COMO VC MSM SABE ELE TEM PIROGALOL QUE DIZEM QUE É LENDA QUE FAZ MAL VEJA ESSA MATERIA POR FAVOR E ME DIGA SUA OPINIÃO DESDE DE JA AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  8. Elis, toda substancia quimica oferece riscos. O fato do pirogalol ter sido banido da europa é um sinal mais alarmante.
    Tente mudar de alisante, mas para isso, voce ja deve saber que tera que deixar crescer o cabelo e cortar toda a parte alisada antes com hene. Se passar outro alisante em cima da parte que tem hene vai quebrar tudo e cair.
    Vai levando com alguma progressiva sem formol ate o cabelo com hene ter sido todo cortado.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  9. POIS É O NEGÓCIO É QUE NÃO QUERIA PARAR COM O HENE ADRIANA PQ GOSTO MAS JÁ TIREI E QUERIA VOLTAR POR ISSO PEDI SUA OPINIÃO,MAS AGORA FIQUEI COM MEDO AMIGA.

    ResponderExcluir
  10. para min o hene foi e sera omelhor alisante ja unado por min, uso a tres anos tenho ocabelona cintura lindo de viver não min arrepemdo jamais sou de cor branquissima adoro meu cb preto,lindo brilhoso onde chego ganho elogios, agora as pessoas não sabem usar ou n tem paciencia de esperar o tempo do alisamento perfeito ai mistura com tintas,alisantes q ñ sao compatveis c o hene ai detona o cb todo,eu nao uso chapinha nem escova lavo hidrato e meu cb seca liso e lindo amo,amo,amo.


    ResponderExcluir

As opiniões expressas pelos leitores são de sua inteira responsabilidade e não refletem necessariamente, a opinião do Blog Arrase e Case. Mensagens ofensivas não serão publicadas.